Sintomas e sinais do câncer de mama

O diagnóstico do câncer de mama requer análise histopatológica, ou seja, para se confirmar a presença do câncer deve se realizar a biópsia da lesão!

 

A principal forma de rastreamento do câncer de mama é o exame de mamografia, entretanto, cerca de 15% das lesões malignas pode não ter manifestação radiológica e ser identificada pelo exame físico.

 

As mulheres devem conhecer as principais manifestações clínicas que podem estar associadas com o câncer de mama.

 

Principais Sinais Clínicos

  1. Nódulo mamário

O indivíduo pode notar durante o autoexame a presença de nódulo palpável, de consistência endurecida, pouco móvel ou fixo aos tecidos vizinhos. Normalmente a paciente não sente dor ao pressionar o nódulo mamário. Pode inclusive ser observado alteração da pele (abaulamento ou retração) na região do nódulo.

Lembre-se: a maioria dos nódulos palpáveis são causados por doença benigna, porém se a lesão não desaparecer em até 15 dias procure orientação médica.

 

  1. Alterações cutâneas

O paciente pode notar alterações dos contornos mamários. Essa alteração da pele pode se tornar mais evidente quando a paciente levanta ambos os braços e observa as mamas no espelho.

 

  1. Nódulos nas axilas

Da mesma forma, o paciente pode identificar nódulo endurecido e pouco móvel na região axilar. Geralmente o nódulo decorrente do acometimento pelo câncer é indolor. Se tiver dúvidas, procure seu médico.

 

  1. Alteração dos mamilos

A retração do mamilo (afundamento) pode ser sinal de doença na região central da mama. Se a retração ocorreu recentemnete, procure seu médico para o correto diagnóstico.

 

  1. Fluxo papilar suspeito

A saída de líquido pelo mamilo pode ser um sinal de alerta! Quando a exteriorização do fluxo papilar for espontânea, ou seja, houver a saída do líquido sem ter ocorrido qualquer compressão da mama, a paciente deverá procurar orientação médica. Vale ressaltar que uso de medicações específicas ou alterações hormonais pode acarretar esse sintoma. Ainda em relação ao fluxo, toda vez que houver saída de líquido com sangue (conteúdo avermelhado ou sangue vivo) a avaliação médica se torna necessária.

 

  1. Vermelhidão e/ou edema da pele

A alteração da coloração da pele e o inchaço pode estar associado com o câncer de mama. Geralmente a paciente com câncer não se queixa de dor local ou febre, porém pode haver aumento da temperatura sobre a área avermelhada. Se a mulher notar um desses sinais recomenda-se que procure o médico para descartar diferentes doenças, tais como mastite, insuficiência cardíaca, câncer de mama, entre outras.

 

  1. Vasos sanguíneos (veias na pele)

Aparecimento de vasos sanguíneos visíveis na pele pode ser um sinal de alerta.

 

  1. Úlceras

A presença de feridas na pele ou no mamilo devem ser investigadas.

 

 

Figura didática para facilitar a compreensão dos diferentes sinais de alerta.

4a.jpg

Leitura Recomendada

TRATADO DE GINECOLOGIA. 1. ed. SÃO PAULO: ATHENEU, 2017. v. 2. 1733p.

https://www.atheneu.com.br/produto/tratado-de-ginecologia-92

MASTOLOGIA: CONDUTAS ATUAIS. 01. ed. BARUERI - SP: EDITORA MANOLE LTDA, 2015. v. 01. 690p.

https://www.manole.com.br/mastologia/p