Câncer de Mama em Homem
O câncer de mama pode ocorrer no homem em qualquer idade, mas geralmente aparece entre os 60 e 70 anos. É doença rara e corresponde a menos de 1% de todos os casos de câncer de mama. Nos EUA, em 2010, foi identificado 1,44 casos/100.000 homens. O risco de um homem desenvolver o câncer de mama até o final da vida é estimado em 1/1.000.
O tipo do câncer mais frequente é o ductal e as células malignas crescem e se desenvolvem inicialmente nos ductos mamários e se espalham a partir deste local. A anatomia da glândula mamária está apresentada na figura 1.
Pelo fato da glândula mamária masculina ser pequena, rapidamente o câncer entra em contato com os limites da mama (pele e musculatura) e pode levar a aparecimento de feridas na pele e mamilo e a vermelhidão e inchaço da pele que recobre a mama.
Figura 1. Anatomia da glândula mamária masculina
História familiar de câncer de mama e outros fatores podem aumentar o risco
Homem com câncer de mama geralmente nota nódulo na palpação
Os principais sinais clínicos são:
Diagnóstico
Estado Clínico no momento do diagnóstico
A distribuição do estádio clínico no momento do diagnóstico está representada na figura 2.
Tratamento
O tratamento preconizado dependerá do estágio da doença, ou seja, o tamanho da lesão, do acometimento axilar e da presença ou não de metástases irão determinar a terapia necessária (Figura 3).
Dentre os tratamentos possíveis destacam-se: cirurgia, quimioterapia, radioterapia e endocrinoterapia. O estágio da doença, condição clínica do paciente, tipo tumoral e subtipo molecular irão determinar a necessidade de cada terapia.
Leitura Recomendada
1. Male Breast Cancer Treatment (PDQ Adult Treatment Editorial Board). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK65980/
2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK526036/
3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6245106/
4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5351429/